Dissertação Argumentativa

A dissertação é um dos gêneros mais pedidos nos vestibulinhos e vestibulares.
Algumas das características base para a dissertação argumentativa são:

  • Norma culta (nada de gírias, palavrões, abreviações...)
  • Não pode ser escrito em versos como um poema;
  • Deve ser redigida em prosa;
  • O texto deve ser conciso, ou seja, ter começo (introdução), meio (desenvolvimento) e fim (conclusão)


"A dissertação argumentativa diz respeito à reflexão que fazemos sobre o tema. O ponto de vista do autor é declarado e se interage com os fatos abordados, a fim e esclarecê-los e também de convencer o leitor sobre a opinião expressa. Portanto, o escritor tende a usar da persuasão para apresentar a visão crítica dele. Contudo, a linguagem não deve deixar de ser objetiva e o ponto de vista deve ser baseado em evidências concretas e reais dos acontecimentos."

O que o aluno deve saberRedação nota 10
Competências fundamentais para uma boa prova
1ª - Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita

2ª - Aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento

3ª - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

4ª - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

5ª - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado respeitando os direitos humanos
Atenção para a correção
Mudanças
A nota final da redação – que vai de 0 a 1.000 – é calculada pela média aritmética das duas notas atribuídas por dois avaliadores

-  O candidato pode somar no máximo 200 pontos em cada uma das competência

- A diferença máxima entre as notas dadas pelos dois corretores cairá dos atuais 300 pontos para 200. Quando esse limite for ultrapassado, um terceiro corretor vai avaliar.

- Outra novidade: nos casos em que nem um terceiro corretor chegar a um consenso, a prova será submetida a uma banca examinadora

As dicas do MECProblemas comuns
Erros mais cometidos nas provas
- Falta de concordância do verbo com o sujeito

- Falta de concordância do adjetivo com o substantivo

- Regência nominal e verbal inadequada

- Ausência de crase ou seu uso inadequado

- Desvios em palavras de grafia complexa

- Separação de sujeito, verbo, objeto direto e indireto por vírgula; e marcas da oralidade

- Graves problemas de pontuação

- Desvios graves de grafia e de acentuação (letra minúscula iniciando frases e nomes de pessoas e lugares);
- presença de gíria

-  Períodos incompletos, truncados, que comprometem a compreensão;
Nota 0
Razões para a redação eliminar o candidato
- Fuga total ao tema

- Não obediência ao gênero dissertativo

- Texto com até 7 (sete) linhas

- Desrespeito aos direitos humanos

- Folha de redação em branco, mesmo que tenha sido escrita no rascunho




Ler jornal também ajuda muito na hora do vestibular. Se o aluno está por dentro das atualidades, escrever sobre um tema atual fica mais fácil, pois ele já terá um conhecimento prévio. Mas a melhor maneira de garantir uma nota alta é treinando. Então vamos lá!


“Art. 4º. – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”(Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.)

A PROPOSTA
Com base nas idéias presentes nos textos acima, redija uma dissertação sobre o tema: O trabalho infantil na realidade brasileira.
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de suaformação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suaspropostas, sem ferir os direitos humanos.
Observações:
• Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.
• O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
• O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas
Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/redacao-enem-vestibular/2012/10/17/nova-proposta-de-redacao-trabalho-infantil/  

Ao terminar a redação, envie como comentário deste post, que eu corrijo e reenvio em até 20 dias. Enviar até 31 de agosto de 2014.

Exemplos de boas redações do ENEM


Tema: “Trabalho infantil no Brasil” (Enem 2005)
O futebol e o livro
Trocando o campo de futebol pelo canavial, o livro pela enxada. Essa é a realidade de muitas crianças brasileiras atualmente. O trabalho infantil, que é constitucionalmente proibido, é uma realidade brasileira que se tornou gritante e insustentável. Do contexto de miséria, falta de solução e jogo de interesses, a infância no Brasil parece estar diminuindo significativamente.
A necessidade desse amadurecimento precoce está diretamente ligada à pobreza das famílias brasileiras. Cerca de 14,5% da população vive na mais absoluta miséria, principalmente no Nordeste, fato esse que explica a concentração de crianças trabalhadoras nessa região. Tendo necessidade de aumentar a sua renda, as famílias colocam os seus filhos para trabalhar. O que se precisa é de uma melhor distribuição de renda no país, que é comprometida desde que o Brasil tem esse nome.
Essa miséria se estende ao campo da educação. Como causa, a falta de escolaridade faz com que o trabalho seja o único meio de se ascender socialmente. E como conseqüência, a necessidade de trabalho faz com que as crianças não tenham tempo de ir para a escola. Devem ser feitos programas como Bolsa-escola, que garantem educação para a criança e maior renda para a família.
O problema dessa solução é a dificuldade que os empregadores criam. Não há mão-de-obra mais barata do que a infantil. O interesse na manutenção desse sistema é grande e difícil de ser quebrado, visto que há muitas pessoas poderosas e toda uma herança histórica envolvidas. Apesar de antigo, o costume das vantagens que a escravidão trazia ainda se vê presente. Com o fim dessa, a mão-de-obra mais lucrativa se tornou a infantil. Deve-se fazer valer a Constituição e punir os envolvidos nesse crime de exploração.
Não há dúvida, portanto, de que a solução para se acabar com o trabalho infantil é constituída de várias etapas, mas todas elas necessitam da participação do governo. O auxílio que esse deve dar às famílias é fundamental para a exploração infantil não seja mais necessária. Assim, tudo se resume à miséria, e a solução se torna uma só: o fim dela.

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