A dissertação é um dos gêneros mais pedidos nos
vestibulinhos e vestibulares.
Algumas das características base para a dissertação
argumentativa são:
- Norma culta (nada de gírias, palavrões, abreviações...)
- Não pode ser escrito em versos como um poema;
- Deve ser redigida em prosa;
- O texto deve ser conciso, ou seja, ter começo (introdução), meio (desenvolvimento) e fim (conclusão)
"A dissertação argumentativa diz respeito à reflexão
que fazemos sobre o tema. O ponto de vista do autor é declarado e se interage
com os fatos abordados, a fim e esclarecê-los e também de convencer o leitor
sobre a opinião expressa. Portanto, o escritor tende a usar da persuasão para
apresentar a visão crítica dele. Contudo, a linguagem não deve deixar de ser
objetiva e o ponto de vista deve ser baseado em evidências concretas e reais
dos acontecimentos."
O que o aluno deve saber
Redação nota 10
Competências fundamentais para uma boa prova
1ª - Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
2ª - Aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento
3ª - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
4ª - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5ª - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado respeitando os direitos humanos
Atenção para a correção
Mudanças
A nota final da redação – que vai de 0 a 1.000 – é calculada pela média aritmética das duas notas atribuídas por dois avaliadores
- O candidato pode somar no máximo 200 pontos em cada uma das competência
- A diferença máxima entre as notas dadas pelos dois corretores cairá dos atuais 300 pontos para 200. Quando esse limite for ultrapassado, um terceiro corretor vai avaliar.
- Outra novidade: nos casos em que nem um terceiro corretor chegar a um consenso, a prova será submetida a uma banca examinadora
Redação nota 10
Competências fundamentais para uma boa prova
1ª - Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
2ª - Aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento
3ª - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
4ª - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5ª - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado respeitando os direitos humanos
Atenção para a correção
Mudanças
A nota final da redação – que vai de 0 a 1.000 – é calculada pela média aritmética das duas notas atribuídas por dois avaliadores
- O candidato pode somar no máximo 200 pontos em cada uma das competência
- A diferença máxima entre as notas dadas pelos dois corretores cairá dos atuais 300 pontos para 200. Quando esse limite for ultrapassado, um terceiro corretor vai avaliar.
- Outra novidade: nos casos em que nem um terceiro corretor chegar a um consenso, a prova será submetida a uma banca examinadora
As dicas do MEC
Problemas comuns
Erros mais cometidos nas provas
- Falta de concordância do verbo com o sujeito
- Falta de concordância do adjetivo com o substantivo
- Regência nominal e verbal inadequada
- Ausência de crase ou seu uso inadequado
- Desvios em palavras de grafia complexa
- Separação de sujeito, verbo, objeto direto e indireto por vírgula; e marcas da oralidade
- Graves problemas de pontuação
- Desvios graves de grafia e de acentuação (letra minúscula iniciando frases e nomes de pessoas e lugares);
- presença de gíria
- Períodos incompletos, truncados, que comprometem a compreensão;
Nota 0
Razões para a redação eliminar o candidato
- Fuga total ao tema
- Não obediência ao gênero dissertativo
- Texto com até 7 (sete) linhas
- Desrespeito aos direitos humanos
- Folha de redação em branco, mesmo que tenha sido escrita no rascunho
Problemas comuns
Erros mais cometidos nas provas
- Falta de concordância do verbo com o sujeito
- Falta de concordância do adjetivo com o substantivo
- Regência nominal e verbal inadequada
- Ausência de crase ou seu uso inadequado
- Desvios em palavras de grafia complexa
- Separação de sujeito, verbo, objeto direto e indireto por vírgula; e marcas da oralidade
- Graves problemas de pontuação
- Desvios graves de grafia e de acentuação (letra minúscula iniciando frases e nomes de pessoas e lugares);
- presença de gíria
- Períodos incompletos, truncados, que comprometem a compreensão;
Nota 0
Razões para a redação eliminar o candidato
- Fuga total ao tema
- Não obediência ao gênero dissertativo
- Texto com até 7 (sete) linhas
- Desrespeito aos direitos humanos
- Folha de redação em branco, mesmo que tenha sido escrita no rascunho
Ler jornal também ajuda muito na hora do vestibular. Se o aluno está por dentro das atualidades, escrever sobre um tema atual fica mais fácil, pois ele já terá um conhecimento prévio. Mas a melhor maneira de garantir uma nota alta é treinando. Então vamos lá!
A PROPOSTA
“Art. 4º. – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”(Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.)
A PROPOSTA
Com base nas idéias presentes nos textos acima, redija uma dissertação sobre o tema: O trabalho infantil na realidade brasileira.
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de suaformação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suaspropostas, sem ferir os direitos humanos.
Observações:
• Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.
• O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
• O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas
• O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
• O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas escritas
Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/redacao-enem-vestibular/2012/10/17/nova-proposta-de-redacao-trabalho-infantil/
Ao terminar a redação, envie como comentário deste post, que eu corrijo e reenvio em até 20 dias. Enviar até 31 de agosto de 2014.
Ao terminar a redação, envie como comentário deste post, que eu corrijo e reenvio em até 20 dias. Enviar até 31 de agosto de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário